FISMA Secretaria - FAQ

Quais as formas de ingresso para os cursos de graduação?

O candidato pode ingressar por meio de Processo Seletivo como o Vestibular. Para vagas remanescentes temos a possibilidade de ingresso previstas pelo Edital de Vagas (Portador de Diploma em Curso Superior, Portador de Certidão de Estudo, Portador de Desempenho no ENEM e em Vestibular de outra IES, Reingresso, Transferência Interna e Externa, Aluno Especial.

Como faço para solicitar documentos (atestados, comprovantes, histórico escolares, declarações, programa de disciplinas e outros)?

Presencialmente na Secretaria Geral (Sede) ou na Secretaria da Unidade I (para alunos de Psicologia). Pelos telefones : (55) 3025-9750 (Sede), (55)3026-9612 (Unidade I), ou ainda através do e-mail: documentacao@fisma.com.br Importante: Para as solicitações devem ser observadas os prazos de entrega dos documentos (conforme Resolução nº 10/2016). E para os valores para prestação de serviços acadêmicos (Resolução nº 02/2019).

Como devo proceder para solicitar formatura de gabinete?

O acadêmico deve dirigir-se a Secretaria Geral e solicitar por meio de formulário específico, a Colação de Grau em Gabinete. A data e o local da colação será comunicado no ato da solicitação.

Como faço para solicitar o aproveitamento das disciplinas?

 O aluno deve requerer na Secretaria Geral por meio de abertura de processo. Este será encaminhado à Coordenação de Curso para análise de equivalência e aproveitamento de disciplinas. É necessário apresentar o histórico escolar (original ou cópia autenticada) e os programas das disciplinas cursadas com aprovação para análise de aproveitamento. Após a análise e parecer da coordenação do respectivo curso, a secretaria entrará em contato com o acadêmico dando-lhe ciência do parecer. (Deferimento ou indeferimento).

Importante: Para a solicitação, o acadêmico deve observar os valores para prestação de serviços acadêmicos (Resolução nº 02/2019).

Qual a diferença de trancamento de matrícula e rescisão?

O trancamento de matrícula, permite a interrupção temporária das atividades acadêmicas, mantendo vínculo com a Instituição. A cada semestre letivo, no período previsto para rematrícula, o acadêmico deverá renovar a matrícula em trancamento total, a qual será concedida por um prazo máximo de dois anos (quatro semestres letivos). Deverá fazer o pagamento da taxa constante na Resolução nº 02/2019 vigente, que fixa valores de prestação dos serviços acadêmicos. Para a solicitação de trancamento, é necessário observar os prazos previstos no Calendário Acadêmico. Poderá retornar através de solicitação de  Reingresso,  que será analisada a partir da disponibilidade de vagas nas disciplinas.

No caso de rescisão, o acadêmico perde automaticamente o vínculo com a Instituição.